COBERTURA

Acompanhe a cobertura do evento
10
out

14:30 – Felicidade dá Lucro

Palestrante: Márcio Fernandes – ex-presidente da Elektro.

Com o respaldo de ter presidido a distribuidora de energia Elektro, eleita por cinco anos consecutivos como a melhor empresa para se trabalhar, Márcio Fernandes afirma que é preciso ouvir os funcionários e entender o que os move.

Seguindo a chamada Nova Filosofia de Gestão, ele defende um ciclo de humanização no qual é preciso acreditar mais nas pessoas, praticar o bem, melhorar até mesmo aquilo que já está bom e compartilhar.

O autor do livro Felicidade dá Lucro apresentou algumas ações que contribuem para a melhoria no desempenho de empresas não importa qual o porte. A comunicação teve destaque, com alguns pontos ressaltados. O gestor deve ser transparente, ter velocidade na transmissão de informações para que elas não se tornem velhas, ele deve ser fluente, tendo a habilidade de conversar com todos os públicos, ser coerente, unindo sua fala às suas ações e ser bilateral, ou seja, saber ouvir também.

Falando a um público de profissionais da contabilidade, Márcio explicou que, assim como o débito e o crédito devem bater, nas empresas é necessário que a afetividade esteja de acordo com a efetividade. “Se tivermos apenas efetividade, tornamos a vida das pessoas um inferno; se houver somente afetividade, não teremos resultados”, explicou.

A dinâmica e a capacidade de mudança devem fazer parte das ações das empresas, com a revisão constante de processos, pois sempre é possível melhorar. Para Márcio, é preciso abandonar os vícios corporativos, ouvindo, assimilando e pondo em prática, quando possível, aquilo que foi sugerido. “Todas as empresas dependem de pessoas”, lembrou.

Responder