COBERTURA

Acompanhe a cobertura do evento
10
out

16:00 – ECONOMIA COMPARTILHADA E INOVAÇÃO DISRUPTIVA – NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO

Palestrante: Arthur Schuler da Igreja – empresário na área de investimentos e start-ups.

Não há dúvidas sobre a influência da tecnologia no cotidiano de pessoas e empresas. Mas como acompanhar a crescente velocidade com que inovações surgem no mercado e manter a competitividade em um mundo em constante transformação? Este foi o foco da palestra de Arthur Schuler, que apresentou os principais modelos de negócio que despontam como inovadores na área digital, suas principais características e efeitos na sociedade.

Inovação disruptiva, segundo o palestrante, é aquela que provoca uma alteração profunda nos padrões de consumo do público. Ele cita como exemplos plataformas de economia compartilhada, como o Uber, AirBnB e Netflix, que se tornaram protagonistas desta transformação e fontes de inspiração para novos modelos de negócios.

“Em algum momento, alguém olha para um produto ou serviço existente e pensa, ‘deve existir uma forma radicalmente melhor de fazer isso’. E é este o questionamento que os senhores devem fazer sobre seus negócios, ou alguém fará no seu lugar”, destacou Schuler.

As empresas que despontam hoje como inovadoras, segundo o palestrante, têm focado principalmente na experiência proporcionada ao usuário. A velocidade e a qualidade do serviço prestado é hoje potencializada pelo big data, inteligência artificial, blockchain e outros recursos.

“Mas disponibilizar infinitas ferramentas tecnológicas nem sempre é a resposta. Hoje é possível transmitir um evento com qualidade de imagem e som inacreditáveis, mas as pessoas ainda preferem assistir ao Rock in Rio no local, para fazer parte daquilo. A experiência proporcionada não pode ser substituída, mas pode ser potencializada pela tecnologia.

Responder