COBERTURA

Acompanhe a cobertura do evento
11
out

16:00 – O REFLEXO DAS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE COM VIGÊNCIA EM 2018 NA PROFISSÃO CONTÁBIL

Palestrante: Edison Arisa – auditor, sócio da PricewaterhouseCoopers (PwC)

 Os profissionais da contabilidade têm novos desafios para enfrentar em 2018 com a vigência de novas Normas Internacionais de Contabilidade (International Financial Reporting Standards – IFRS, na sigla em inglês). Auditor com vivência na aplicação das IFRS, Arisa alertou que “uma das principais normas com vigência a partir de 2018 refere-se ao reconhecimento de receitas, introduzido no cenário brasileiro pelo CPC 47 – Receita de Contrato com Cliente, equivalente ao IFRS 15, emitido pelo Comitê Internacional de Contabilidade (International Accounting Standards Board – Iasb, na sigla em inglês) e que afeta a maioria das empresas brasileiras”.

O palestrante lembrou também a norma sobre Instrumentos Financeiros, do CPC 48, que é equivalente ao IFRS 9, emitido também pelo Iasb. “Esta norma foi concebida como uma resposta da profissão contábil mundial às questões contábeis e financeiras que estavam na origem da crise financeira global de 2008”, disse Arisa.

E vem mais novidade por aí com novas normas: CPC 06 R2 (IFRS 16) – Arrendamento Mercantil, com vigência prevista para 2019, e CPC 49 – Contabilidade de Seguros, que já está em elaboração e entra em vigor apenas em 2021.

Responder