COBERTURA

Acompanhe a cobertura do evento
9
out

Leandro Karnal fala sobre as relações humanas na era digital na abertura da 25ª Convecon

Em 9 de setembro de 2017, primeiro dia da 25ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo (Convecon), o público assistiu à palestra magna “Transformação Digital e o Fator Gente”, apresentada pelo professor e historiador Leandro Karnal, no auditório principal do evento.

Karnal começou sua apresentação falando sobre a situação político-econômica do país e relembrando aos presentes sobre as crises ocorridas na história recente do Brasil. Ele advertiu, especialmente os mais jovens, que as crises passam, mas que é necessário entender nossa realidade para poder transformá-la.

A seguir, ele fez uma análise sobre o comportamento humano na atualidade e a posição do indivíduo em um mundo em constante transformação. Em um mundo cada vez mais virtual, Karnal aponta a necessidade de nos adaptarmos à nova era digital, sem nos esquecermos, no entanto, do fator humano em nossas relações.

Para se adaptar às exigências do mundo moderno, o conselho do palestrante é evitar o hábito e aprimorar-se continuamente. “A reflexão e a atualização devem ser diários. O seu tempo é outubro de 2017. Você vive no presente e deve estar preparado para ele”, advertiu Karnal.

Leandro Karnal convidou os participantes da 25ª Convecon a refletir sobre questões que acompanharam os avanços proporcionados pelas novas tecnologias, especialmente sobre temas ligados à individualidade, ao respeito às opiniões contrárias e à forma como nos relacionamos nos dias de hoje.

O historiador também fez considerações sobre a relação do indivíduo com as facilidades trazidas pela tecnologia. Ele citou como exemplo o fácil acesso das pessoas à informação e como isto trouxe mudanças comportamentais na sociedade, e nem todas boas.

“Hoje a informação está ao alcance de todos e cada um acredita que deve dar opinião sobre tudo. Esquece-se que informação é diferente de conhecimento, este obtido pelo estudo contínuo sobre determinado tema. Hoje todos falam, ninguém escuta e todos têm razão”, declarou Karnal.

Ele falou ainda sobre a necessidade de administrarmos nosso tempo e de impor nosso protagonismo sobre a tecnologia. “Eu devo dizer ao meu celular quem é que manda. Que eu posso aproveitar os recursos e facilidades dele, mas que não preciso responder uma mensagem enquanto dirijo, por exemplo”.

Para encerrar, o historiador destacou a importância do esforço pessoal e da inovação. “Parem de acreditar em receitas prontas de sucesso e olhem além do horizonte. Vocês são os sócios majoritários de suas vidas”, declarou Leandro Karnal ao público.

Após a palestra, Leandro Karnal recebeu um diploma de mérito e agradecimento, entregue pelo presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo.

Leandro Karnal é um dos palestrantes de maior destaque na atualidade

Responder