fbpx

26ª Convecon apresenta o impacto tecnológico na atividade do contador

A tecnologia é aliada. Ela pode transformar muitos sonhos dos profissionais em realidade

Com o título: Desafios da contabilidade no mundo exponencial, a temática central da palestra de Eliseu Martins, professor da FEA-USP, será o crescente desenvolvimento tecnológico que afeta a atividade do contador, isso em qualquer que seja o seu ramo específico de atuação. “A tecnologia é aliada e não uma “inimiga”, que deve ser enfrentada”, explica.

O ponto principal, segundo ele, que impacta os contadores é a necessidade de acompanhamento das novas tecnologias e a sua utilização para aprimorar todo o trabalho, aumentar a agilidade da prestação de serviços, ganhar em escala e reduzir custos. E, acima de tudo, o que se consegue de melhoria da qualidade da informação contábil com elas.

“Os sonhos de alguns grandes profissionais podem, na verdade, se transformar em realidade com essa tecnologia. Por exemplo, fazer da Controladoria e da Contabilidade o maior banco de dados financeiros e não financeiros dentro da entidade para dele serem extraídas as informações, conforme as necessidades dos usuários, principalmente os internos (cada diretor, cada gerente precisam, comumente, de visões diferentes sobre o mesmo assunto, e têm conhecimento diferente sobre como entender essas informações). Mas sem esquecer os usuários externos”, pontua Eliseu.

Na visão do professor da FEA-USP, o desenvolvimento tecnológico impacta, praticamente, em todas as atividades do contador. E adverte: Já são inúmeras as empresas que prestam serviços contábeis online. Desde a abertura de uma empresa até a escrituração comercial e fiscal, e mais as tarefas relativas à área de recursos humanos e outras, tarefas que já são realizadas sem a necessidade de presença física do profissional junto ao cliente, que pode estar em qualquer lugar do mundo e utilizar dos serviços dessas empresas.

Indo mais além, o especialista entende que a tecnologia das próprias Receitas Federais, Estaduais e Municipais, também, já estão presentes no cotidiano do contador. “Isso ocorre, também, para contadores que prestam consultoria financeira. Muitos já estão prestando seus serviços com base fundamentalmente online. Além disso, também estão se beneficiando de sistemas automatizados de instituições financeiras, bem como de outros prestadores de serviços, tais como de bancos de dados especializados para agilizar sua operação, ganhar em escala e reduzir custos”, relata.

Contadores de grandes empresas já estão se beneficiando também dos sistemas e técnicas de análise de dados mais modernas, tais como Big Data, Analytics, Inteligência Artificial, para conseguir obter informações cada vez mais úteis e embasadas para fundamentar o processo decisório.

A atenção que o contador atual deve dar para as novas tecnologias é fundamental. Segundo Eliseu, ela permite, e já está sendo visto isso no mercado atual, uma grande quantidade de inovações na forma como os serviços são prestados. “Os contadores que não se atualizarem em termos de tecnologia e não inovarem a forma de realizarem seus serviços correm um sério risco de ficarem fora do mercado e serem atropelados por aqueles que estão inovando com base na evolução tecnológica crescente”, salienta.

Em um mundo exponencial, como o que estamos atualmente inseridos, é de extrema relevância que estejamos, constantemente, observando e aprendendo as tecnologias novas e suas possibilidades de utilização. “A importância de nossa palestra é para deixar claro que esse impacto tecnológico também está fortemente vinculado à atuação do contador. Ah, e que não pode ele se esquecer de continuar também se aprimorando em Contabilidade”, finaliza.

Cota Diamante

Cota Platina

Cota Ouro

Cota Prata

Cota Bronze

REALIZAÇÃO

Organizadores

Apoio

TRANSPORTADORA OFICIAL

AGÊNCIA OFICIAL DE VIAGENS

ORGANIZAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO

ORGANIZAÇÃO

MCI Brasil
Rua George Ohm, 230, 19ºa,
Torre A, São Paulo, Brazil
+55 11 3056 6000
atendimento@mci-group.com
www.mcibrasil.com.br