fbpx

A inovação aplicada na detecção e combate a fraudes

“Novas tecnologias e movimentos disruptivos também ocorrem dentro de estruturas criadas para o cometimento de fraudes e crimes, sobretudo os financeiros. Como toda ferramenta tecnológica, podem ser utilizadas tanto para propósitos íntegros, quanto para criminosos”, avalia Audrey Souza, perito criminal da Polícia Federal, que participará do painel: “Inovação aplicada na detecção e combate à fraude”, da CONVECON, na trilha de conhecimento Tecnologia e Inovação. A apresentação acontecerá no dia 5 de novembro, das 11h às 12h.

Os noticiários, segundo ele, estão repletos de matérias que tratam de setores, departamentos, unidades e empresas estruturados e voltados ao cometimento de crimes. Para enfrentar este ambiente hostil, Souza entende que o profissional da área contábil, desde aquele que atua como preparador até os auditores, consultores e peritos, precisam estar atentos e preparados para mitigar, adequadamente, riscos desta natureza, seja na perspectiva de riscos aos seus clientes ou ao próprio profissional. Nosso propósito é desmistificar o uso das novas tecnologias como ferramentas aptas a auxiliar o profissional a gerenciar riscos, detectar e combater as fraudes na área contábil-financeira de forma mais efetiva”, diz.

A Revolução 4.0 tem impactado fortemente todas as áreas de atuação, sobretudo aquelas que possuem (ou possuíam) atividades repetitivas, embora com algum valor agregado. “A área contábil não ficou alheia a este fenômeno que se intensifica e ganha novos contornos a cada segundo. Enquanto escrevia este texto tomei conhecimento de mais um tipo de robô utilizado para realizar atividades financeiras e de controle e com um índice de aprendizado de máquina extremamente elevado”, observa.

Em termos de desafios, o perito criminal crê, para a avaliação dos impactos destas novas tecnologias reside justamente na velocidade com a qual as mudanças estão ocorrendo, com modelos e ferramentas sendo superadas a cada instante. “Mas vejo como positivo o fato de que estamos em vias de passar da fase da negação, caminhando para aceitar este novo paradigma. Com isso, poderemos nos dedicar, cada vez mais, à análise e investigação dos dados e informações geradas com o auxílio destas novas tecnologias. Ou seja, no momento, creio que o maior impacto percebido seja a necessidade de (re)descobrir a função analítica da contabilidade, entendida como um sistema apto a indicar red flags de erros e fraudes”, pondera.  

Segundo ele, embora seja grande a preocupação com os impactos das novas tecnologias sobre as atividades da contabilidade, é imperativo ter em mente que este fenômeno é processual e cíclico, ou seja, não é novo, é contínuo e ininterrupto. “Historicamente, podemos identificar diversos momentos em que passamos por adaptações decorrentes de inovações tecnológicas. De fato, em todos estes momentos, observamos a diminuição de esforços voltados à execução de tarefas mecânicas, com o incremento de esforços à execução de tarefas analíticas e investigativas. E isto nos mostra que sempre como decorrência de uma revolução tecnológica (modo de fazer), vem uma revolução cultural (modo de pensar)”, pontua.

Para finalizar, Souza acredita que a grande questão é que, agora, as mudanças (tecnológica e cultural) estão ocorrendo numa velocidade assustadoramente alta, ou seja, temos que nos adaptar ao novo fazer e ao novo pensar numa velocidade incrementada exponencialmente.

“E este exercício constante de (re)pensar e (re)fazer em alta velocidade e alta performance demandam novas habilidades técnicas e cognitivas: o contador-cognitivo, devidamente conectado em ambientes colaborativos. Creio que este é o nosso presente”.     

Cota Diamante

Cota Platina

Cota Ouro

Cota Prata

Cota Bronze

Cota Apoio

Banco Oficial

Parceiro de Mídia

REALIZAÇÃO

Organizadores

Apoio

TRANSPORTADORA OFICIAL

AGÊNCIA OFICIAL DE VIAGENS

ORGANIZAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO

ORGANIZAÇÃO

MCI Brasil
Rua George Ohm, 230, 19ºa,
Torre A, São Paulo, Brazil
+55 11 3056 6000
atendimento@mci-group.com
www.mcibrasil.com.br