fbpx

Controles Internos na transparência e sustentabilidade das Organizações do Terceiro Setor

Na visão de Nailton Cazumbá, sócio gerente da Pauta Assessoria Contábil, Consultoria e Treinamento, a área contábil é uma das mais importantes no que diz respeito aos controles dentro de qualquer organização.

“Quando nos referimos às entidades sem finalidade de lucro, o destaque do profissional de contabilidade fica ainda mais evidente, uma vez que a própria legislação ressalta a importância da contabilidade para a garantia dos benefícios fiscais, para as titulações e celebração das parcerias com o poder público, e, principalmente, para o exercício da transparência no terceiro setor”, aponta.

O especialista participará de painel no dia 5 de novembro, das 12h às 13h da Trilha: Auditoria, Compliance e Riscos, da 26ª CONVECON. O tema será “Controles Internos na transparência e sustentabilidade das Organizações do Terceiro Setor”

 “A palestra está imperdível, pois abordaremos o conceito de terceiro setor e de compliance, e destacaremos a importância do controle interno desde a sustentabilidade (captação de recursos) até a transparência (prestações de contas) das entidades, destacando o seu papel em toda a gestão organizacional, em especial com relação ao cumprimento das exigências legais e à contabilidade das entidades sem fins lucrativos que possuem norma específica, editada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC)”, detalha.

Ao falar sobre compliance, ele explica: é um conjunto de ferramentas e procedimentos que tem por objetivo criar uma cultura organizacional ética, e fazer com que o planejamento e a legislação sejam aplicados corretamente. “Dentre os pilares dos programas de integridade, o controle interno tem um grande destaque. Funciona como uma auditoria interna permanente que reduz os riscos operacionais nas organizações, evitando, identificando e/ou corrigindo a ocorrência de erros, falhas, fraudes e corrupção”.

Com relação ao impacto da tecnologia, Cazumbá adverte: apesar de as organizações do terceiro setor atuarem em áreas sociais e não terem fins lucrativos, suas atividades devem ser realizadas com o mais alto grau de eficiência. “E aliado a isso, tanto a gestão, quanto o cumprimento de obrigações trabalhistas e acessórias, dentre outras, exige que elas estejam atualizadas e conectadas com o mundo tecnológico. No mundo atual, independente da área de atuação, quem não acompanha a evolução tecnológica corre o risco de ficar para trás”.

Cota Diamante

Cota Platina

Cota Ouro

Cota Prata

Cota Bronze

Cota Apoio

Banco Oficial

Parceiro de Mídia

REALIZAÇÃO

Organizadores

Apoio

TRANSPORTADORA OFICIAL

AGÊNCIA OFICIAL DE VIAGENS

ORGANIZAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO

ORGANIZAÇÃO

MCI Brasil
Rua George Ohm, 230, 19ºa,
Torre A, São Paulo, Brazil
+55 11 3056 6000
atendimento@mci-group.com
www.mcibrasil.com.br