Contabilidade 4.0 é o tema da Convecon 2019

O universo da Contabilidade em fusão com a tecnologia será o tema central da 26ª Convecon – Convenção dos Profissionais de Contabilidade do Estado de São Paulo: “Contabilidade 4.0: disruptiva, inovadora e sustentável”.

“A Contabilidade é a profissão do futuro. Somos, cada vez mais, parte da liderança neste processo de transformação tecnológica pelo qual as empresas estão passando. Entender a situação das organizações e para onde elas querem ir; os cenários econômicos e financeiros do país; os números; os riscos; as leis; e traçar estratégias para esse desenvolvimento é fundamental. Por isto, a Contabilidade se faz necessária. Sempre disruptiva, agora ainda mais inovadora e sustentável”, diz a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), Marcia Ruiz Alcazar.

Segundo a presidente, a Contabilidade já passou por inúmeras épocas de disrupção. “Da criação das primeiras máquinas de Contabilidade aos modernos softwares contábeis, chegando hoje ao Big Data, à automação de processos e à aplicação da inteligência artificial. Isto tudo já é uma realidade. O mundo é 4.0. Nosso dia a dia está repleto de aplicações tecnológicas e a Contabilidade acompanha esta evolução”, relata Marcia.

Na visão de Gildo Freire de Araújo, presidente do Instituto Paulista de Contabilidade (IPC), a tecnologia é cada vez mais uma aliada do profissional de contabilidade e continua essencial na condução do processo de transformação e crescimento dos negócios, seja nas empresas, nos órgãos públicos ou nas entidades do Terceiro Setor.

“Muita informação e reflexão sobre o futuro dos negócios é o que vamos ver na Convecon 2019. E uma certeza: assim como o profissional da contabilidade passou pela Terceira Revolução Industrial – período de grandes mudanças e avanços tecnológicos, quando ganharam posição de destaque a robótica, a genética, a informática, as telecomunicações e a eletrônica – deverá estar preparado para fazer parte da Quarta Revolução, momento marcado pela presença de novas tecnologias”, enfatiza Gildo.

Para a 26ª Convecon, o lema escolhido reflete bem esse momento vivido pela profissão contábil.

Segundo Gildo, os negócios do futuro terão a necessária participação do profissional da contabilidade e estar atualizado com essas transformações é primordial.

“Vamos continuar à frente dos processos tecnológicos de gestão, assegurando a sustentabilidade das empresas e das entidades nas quais atuamos. Processo esse, marcado pela comunicação máquina-máquina e integração dos mundos físico, digital e biológico com o uso das tecnologias 4.0. Uma revolução apenas é denominada como tal, quando as inovações técnicas são aplicadas e transformam a maneira como as sociedades e os negócios se organizam. E nós profissionais da contabilidade, estamos inseridos e prontos dentro desse contexto”, afirma o presidente do IPC.

Conteúdo trará o impacto da tecnologia na Contabilidade

A temática tecnológica permeará por toda a grade de programação da Convecon.

As palestras estarão divididas em Trilhas de Conhecimento, de acordo com áreas de atuação, e serão debatidos em quatro palcos. Alguns dos temas abordados são: As transformações da profissão contábil na era digital; Análises macroeconômicas sobre o ambiente de negócios brasileiro; Marketing Contábil – captação de clientes de forma ética; Blockchain, Inteligência Artificial e Legislação Aplicável na Contabilidade; Dilemas Éticos na Gestão empresarial 4.0; Startups Aplicadas a Economia Colaborativa; Impactos das Tecnologias Disruptivas na Perícia Contábil

Os painéis são voltados para todas as categorias de profissionais – empresários, líderes, empreendedores, auditores, peritos – e estudantes contábeis.

A Convecon é realizada a cada dois anos pelo Instituto Paulista de Contabilidade (IPC) e pelas entidades congraçadas do Estado de São Paulo. É considerado o maior evento da área contábil paulista e reúne profissionais de todo o país.

“É uma ocasião única para a aquisição de conhecimento, com palestrantes renomados nacional e internacionalmente, conteúdo e abordagem diferenciados e uma estrutura compatível com um evento desta magnitude”, diz o presidente do IPC.

Leave a Reply

Cota Diamante

Cota Platina

Cota Ouro

Cota Prata

Cota Bronze

REALIZAÇÃO

Organizadores

Apoio

TRANSPORTADORA OFICIAL

AGÊNCIA OFICIAL DE VIAGENS

ORGANIZAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO

ORGANIZAÇÃO

MCI Brasil
Rua George Ohm, 230, 19ºa,
Torre A, São Paulo, Brazil
+55 11 3056 6000
atendimento@mci-group.com
www.mcibrasil.com.br