NOTÍCIAS

CONFIRA AS NOTÍCIAS DO
SUMMIT CONTÁBIL

Painel F
Tema: EFD-Reinf, eSocial e DCTFWeb: Pontos Essenciais 

Painelista: consultor e professor universitário Antônio Fernando Coelho.

O eSocial, projeto instituído pelo Governo Federal em 2014 por meio da plataforma Sped, veio com o objetivo de unificar o processamento das relações de trabalho entre empregadores e empregados.

Painel E
Tema: Demonstrações Contábeis Publicadas sob o Ponto de Vista da
Governança.

Os painelistas começaram dizendo que a governança corporativa é um assunto em evidência no país quando se fala de eficiência e transparência na gestão empresarial.

E vieram as questões, compartilhadas com os participantes do Summit: neste contexto qual a importância das demonstrações contábeis publicadas para os seus potenciais usuários, sejam externos ou internos? Com a evolução das coisas, qual a efetividade desta publicação?

Painel D
Tema: Contabilidade, Tecnologia – Desafios, Oportunidades e Inovações.

Painelistas: empresária, diretora da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP), Ana Maria Galloro, e conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Acre (CRCAC), Mateus Nascimento Calegari.

O primeiro assunto do tema da palestra – a Contabilidade – foi abordado pelos painelistas que explicaram as diferenças entre Contabilidade digital, Contabilidade online e Contabilidade tradicional.

CRCSP Mais Você em Bauru: homenagens e muita emoção.

O CRCSP Mais Você, programa que homenageia profissionais com registro mais antigo e promove a entrega de carteira de identidade profissional a novos contadores teve sua edição no Summit Contábil de Bauru.

Antes de iniciar as atividades da tarde, o CRCSP prestou uma emocionante homenagem aos profissionais de Bauru com registro mais antigo, os contadores Luiz Toledo Martins (59 anos de atividade), Antônio Mantovani (54 anos de atividade) e Nivaldo Aparecido Antunes (50 anos de atividade).

Painel C. Tema: Ética Empresarial: Estratégias e Conceitos para a Captação Ética de Clientes.

Painelistas: vice-presidentes do CRCSP José Donizete Valentina (Administração e
Finanças) e João Carlos Castilho Garcia (Desenvolvimento Profissional).

A captação ética de clientes, segundo o vice-presidente Donizete, começa com a criação do valor adequado do serviço. “Também é muito importante acompanhar as tendências do mercado para poder assessorar melhor o cliente”, afirmou Donizete.

Painel B. Tema: Educação Profissional Continuada: Regras e Procedimentos para Gestão
da Pontuação – Nova Publicação da Normamento.

Painelista: conselheiro do CRCSP José Luiz Ribeiro de Carvalho.
Moderadores: conselheiros do CRCSP Paulo Roberto Martinello Júnior e Márcio Zago.

A NBC PG 12 (R3), norma do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), estabelece que a Educação Profissional Continuada é a atividade formal e reconhecida pelo CFC, que visa manter, atualizar e expandir os conhecimentos e competências técnicas e profissionais.

CRCSP assina convênio com a Prefeitura de Bauru.

A presidente do CRCSP Marcia Ruiz Alcazar, o vice-prefeito de Bauru, Antônio Carlos Gimenez, representando o prefeito, Clodoaldo Armando Gazzetta, e o secretário municipal de Economia e Finanças, Everson Demarchi, assinaram um Termo de Cooperação Técnica.

Painel A
Tema: Gestão de Riscos, Controles Internos e Compliance: Melhores Práticas.

Painelista: mestre em Ciências Contábeis e Atuariais e doutor em Ciências Sociais José Luiz Munhós.
Moderadores: vice-presidente de Registro do CRCSP, Cibele Pereira Costa e empresário contábil Christiano César Martinello.

Começa o Summit Contábil de Bauru.

Realizado no Obeid Hotel Plaza, o Summit Contábil de Bauru foi aberto pela presidente do CRCSP e presidente da Comissão Organizadora da 26a CONVECON, Marcia Ruiz Alcazar, no dia 8 de fevereiro de 2019.

Encerramento.

Ao terminar o ciclo de painéis programados para o Summit Contábil de Guarulhos, foi sorteado um brinde para os participantes: ganhar o direito de passar um dia na sede do CRCSP em São Paulo, conhecendo todos os departamentos e os objetivos do trabalho realizado pela entidade. Foram três os participantes que receberam esse brinde.

Painel G
Tema: “EFD-Reinf, eSocial e DCTFWeb: Pontos Essenciais”.

O último painel do Summit Contábil de Guarulhos apresentou o status atual dos projetos eSocial, EFD Reinf e DCTFWeb, destacando as novas atualizações de cronogramas e grupos de empresas.

Painel F
Tema: “Gestão de Custos Logísticos para Otimização de Resultados””.

O painelista começou fazendo um retrospecto dos aspectos importantes para a cadeia produtiva como acontecia até algum tempo atrás tais como distância geográfica, transporte e armazenamento e como é feito o Gerenciamento da Cadeia Produtiva ou Supply Chain Management (SCM) hoje.

Painel E
Tema: “Demonstrações Contábeis Publicadas sob o Ponto de Vista da Governança””.

O painel abordou pontos como a responsabilidades e principais atribuições do conselho de administração, diretoria, conselho fiscal, comitê de auditoria e auditoria interna.

Painel D
Tema: “A Receita Federal do Brasil e o Ambiente Tributário: Relacionamento com o Contribuinte”.

Fábio Ejchel afirmou que a relação Receita e contribuinte tem tudo a ver com tecnologia. “Em muito pouco tempo aconteceram mudanças significativas nos costumes, tecnologia, nos campos científico e econômico”, disse o superintendente da Receita Federal.

Painel C
Tema: “Ambiente de Negócios em Guarulhos: Principais Oportunidades de Investimentos”

O secretário Barros listou as vantagens de se investir em Guarulhos: facilidade de acesso à cidade – como a Linha Jade do metrô, que garante ida em poucos minutos ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Painel B
Tema: “Blockchain e a Lei Geral de Proteção de Dados: Conciliando a Nova Lei com Blockchain, IOT, Cidades Inteligentes e Inteligência Artificial”

“O Blockchain está revolucionando a maneira como são executadas transações e processos, tornando os negócios mais ágeis e transparentes, em um mundo no qual as transações estão se tornando cada vez mais complexas e os dados mais abundantes”.

Painel A.
Tema “Ética Empresarial, Estratégias e Conceitos para a Captação Ética de Clientes.”

Como captar clientes com ética e transparência foi o foco do painel que debateu valores como respeito, responsabilidade, lealdade, cidadania e integridade.

Summit Contábil de Guarulhos: abertura

Pontualmente às 9h da manhã de 12 de dezembro de 2019, foi dada a largada para o Summit Contábil, no Hotel Pullman de Guarulhos.

REALIZAÇÃO

ORGANIZADORES

APOIO

AGÊNCIA OFICIAL DE VIAGENS

ORGANIZAÇÃO

MCI Brasil
Rua George Ohm, 230, 19ºa,
Torre A, São Paulo, Brazil
+55 11 3056 6000
atendimento@mci-group.com
www.mcibrasil.com.br